[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!
Fórum 1001Blogs - Amostras Gratis, Passatempos e Oportunidades!
Olá Convidado, seja bem-vindo ao Fórum 1001Blogs,

Neste Fórum podes ganhar:
1) Amostras Grátis
2) Prémios ao participar em Passatempos Online
3) Dinheiro com várias Oportunidades partilhadas por vários membros.

Para teres acesso ao conteúdo tens que ter o registo completo. Só após validação no teu email, é que poderás fazer o Login! Inventa um Username original, caso contrário, poderás ter erro no registo.

Vê o video para facilitar o registo - https://www.youtube.com/watch?v=g4-p3a4pUGQ



Atenciosamente,

1001Blogs - Pedro Diogo Freitas

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

5 participantes

Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por kriptonite Sex 24 Jun 2011, 5:53 pm

Nunca houve tantos licenciados em Portugal. E nunca foi tão difícil para os jovens encontrar emprego. As centrais sindicais dizem que a greve geral também é feita em nome desta geração que se pode perder, entre a precariedade e o apelo da emigração. Num cenário de "défice democrático" no mundo laboral, os melhores são os que arriscam sair do país.

A taxa de desemprego entre os jovens mais do que duplica o índice geral. Entre os que arranjam emprego, só cerca de um terço escapa à regra dos contratos a termo, recibos verdes e outras formas de precariedade. Um em cada dez licenciados abandona o país. É o retrato de uma geração sem saída. Em tempos de greve geral, não espanta que as centrais sindicais tenham colocado os jovens na primeira linha da luta.

Sendo Portugal um país com baixa qualificação académica da sua força de trabalho - e tendo em conta a importância da formação num mundo cada vez mais competitivo -, o número crescente de licenciados a saírem das universidades deveria ser uma boa notícia. Mas não é. No actual cenário de crise, os jovens são os mais prejudicados pela extinção de postos de trabalho e, entre eles, os que investiram na formação académica são exactamente os que se deparam com mais portas fechadas.

Elísio Estanque, professor de Economia e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, considera que este discurso das centrais sindicais é "ainda mais apropriado pelo facto de o instinto de sobrevivência e o individualismo criarem junto dos jovens alguma resistência às formas de luta colectiva". Cabe ao sindicalismo encontrar "formas de os sensibilizar e mobilizar".

"O individualismo assume-se em situações de desafogo, quando há oportunidades. Em situações de crise, isto muda", diz Elísio Estanque, convicto de que "o individualismo já atingiu o seu ponto de exaustão". "Acho natural que, por desespero ou consciencialização, os jovens comecem a organizar-se de outra forma." Nesse sentido, "a recente invasão pacífica de um call-center pode ser um sinal dos tempos".

Formas de luta mais imaginativas conseguem tornear as dificuldades colocadas por um sistema que os impede de "dar a cara de forma explícita". Com contratos a prazo ou a recibos verdes, não é fácil afrontar a entidade patronal, para mais numa altura em que se vive um "défice democrático", na opinião de Elísio Estanque: "Ser sindicalizado é ser criminoso, diabolizam-se os sindicatos de forma excessiva. E a repressão, o controlo e o despotismo acabam por privilegiar os medíocres em detrimento dos mais competentes. A fidelidade é mais importante do que a competência."

Fonte: Publico.pt
kriptonite
kriptonite
Doutorado 1001blogs

Mensagens : 1063
Data de inscrição : 03/12/2010
Localização : Fátima, Alcanena e Lisboa

http://dinheiro-na-net-clicando.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por trader Sex 24 Jun 2011, 11:15 pm

tem cursos saturados pois existem milhares no desemprego e mesmo assim continuam a ser opções para muitos jovens, pensem antes de tirar 1 curso
trader
trader
Viciado 1001 Blogs

Mensagens : 694
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por 1001blogs Sex 24 Jun 2011, 11:16 pm

Tirar um curso, convem ser bem generalista e versátil...
Isso de uma especialidade apenas, pode ser tramado no futuro.
1001blogs
1001blogs
Admin

Mensagens : 68168
Data de inscrição : 21/05/2008

http://www.1001blogsforum.com

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por Pastelinha Sáb 25 Jun 2011, 11:59 am

Eu concordo com o trader mas era impensável para mim tirar um curso "só porque sim" ou só porque tem mais taxa de empregabilidade do que o curso que eu gosto e quero na realidade.
Eu, ao fim de três anos de curso, quase, estou mais que arrependida daquilo que escolhi mas agora também não vou voltar atrás. Já falta pouco. Se eu já estou assim e tenho quase o curso feito, imagino como seria se tivesse a tirar um curso de 3 ou 5 anos em que não gostasse nada daquilo que estou a fazer...
Algumas pessoas que aqui andam sabem que estou a tirar Cinema. O que é que eu vou fazer com este curso aqui em Portugal? Basicamente, nada...
Pastelinha
Pastelinha
Mestre 1001blogs

Mensagens : 3277
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 34
Localização : Corroios

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por kriptonite Sáb 25 Jun 2011, 12:40 pm

Pastelinha escreveu:Eu concordo com o trader mas era impensável para mim tirar um curso "só porque sim" ou só porque tem mais taxa de empregabilidade do que o curso que eu gosto e quero na realidade.
Eu, ao fim de três anos de curso, quase, estou mais que arrependida daquilo que escolhi mas agora também não vou voltar atrás. Já falta pouco. Se eu já estou assim e tenho quase o curso feito, imagino como seria se tivesse a tirar um curso de 3 ou 5 anos em que não gostasse nada daquilo que estou a fazer...
Algumas pessoas que aqui andam sabem que estou a tirar Cinema. O que é que eu vou fazer com este curso aqui em Portugal? Basicamente, nada...

É verdade que muitas pessoas tiram um curso só para ficar com o canudo e depois vivem constantemente frustradas por não terem seguido aquilo que gostavam...

Isso depois nota-se em termos de motivação, não há empenho, amor á profissão...

Isto faz-me lembrar o filme o "Clube dos poetas mortos" eu que vivi de forma intensa a vida académica, posso afirmar claramente, que muitos vão para a alguns cursos a pedido dos pais, ou porque a média é mais baixa, entre outros factores.

Muitos vão para segundas e terceiras escolhas, e depois é difícil encontrar motivação para dar a volta a estas situações...

Pastelinha fiquei a saber agora que estudas cinema, mas se gostas e é aquilo que te preenche, porque não? porque os outros te censuram com frases do Género "o que vais fazer com esse curso? isso tem saída?".

Como eu costumo dizer, essas pessoas são as mais frustradas e pessimistas, mesmo que não arranjes algo no Cinema propriamente dito, pode arranjar em áreas onde possas aplicar os conhecimentos...

Por exemplo conheço uma rapariga que tiro o curso na Moderna (acho eu) de edição e multimédia e até estagiou nas produções fictícias, mas depois para arranjar emprego é mais complicado...

E ela nem por isso tá desanimada, já tá a fazer planos para ir para o Reino Unido e neste momento tá a trabalhar como freelancer...

Eu pessoalmente era para tirar desporto (mas a matemática não deixou) e escolhi depois seguir Geografia acho que sempre adorei também...

Tirei o curso e tou a terminar o mestrado, e tenho boas perspectivas de emprego, e se alguém acha que há curso que não tem saída eu vou dar um exemplo...

Num congresso de geografia Portuguesa vi uma apresentação e uma tese de doutoramento sobre a relação do cinema e da geografia, ou seja, o espaço físico e o espaço cinematográfico e a sua relação...

Posso depois procurar isso e fornecer-te Pastelinha, tá muito fixe, e por muito bizarro que possa ser, faz sentido...

O que prova que mesmo o que não é óbvio pode ser conjugado...

Desculpem o testamento, mas é a minha opinião...

Abraço a todos

kriptonite
kriptonite
kriptonite
Doutorado 1001blogs

Mensagens : 1063
Data de inscrição : 03/12/2010
Localização : Fátima, Alcanena e Lisboa

http://dinheiro-na-net-clicando.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por Pastelinha Sáb 25 Jun 2011, 12:51 pm

Em relação ao meu curso, neste momento estou bastante desiludida e desmotivada. Mas, estando já no fim, é para acabar...
Mas ao início quando o escolhi, pensava que era mesmo aquilo que eu queria. Lá está, toda a gente já se enganou nas escolhas que fez. Eu enganei-me nesta. Podia ter sido pior Wink
Pastelinha
Pastelinha
Mestre 1001blogs

Mensagens : 3277
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 34
Localização : Corroios

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por kriptonite Sáb 25 Jun 2011, 1:02 pm

Pastelinha escreveu:Em relação ao meu curso, neste momento estou bastante desiludida e desmotivada. Mas, estando já no fim, é para acabar...
Mas ao início quando o escolhi, pensava que era mesmo aquilo que eu queria. Lá está, toda a gente já se enganou nas escolhas que fez. Eu enganei-me nesta. Podia ter sido pior Wink

Agora com a experiência que tens o que escolherias?
kriptonite
kriptonite
Doutorado 1001blogs

Mensagens : 1063
Data de inscrição : 03/12/2010
Localização : Fátima, Alcanena e Lisboa

http://dinheiro-na-net-clicando.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por Pastelinha Sáb 25 Jun 2011, 2:09 pm

Desgin Gráfico, que era mesmo o que queria....
Pastelinha
Pastelinha
Mestre 1001blogs

Mensagens : 3277
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 34
Localização : Corroios

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por trader Sáb 25 Jun 2011, 2:54 pm

eu tenho design e nunca fiz uso disto, tens muita gente também a tirar
trader
trader
Viciado 1001 Blogs

Mensagens : 694
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por kriptonite Sáb 25 Jun 2011, 4:52 pm

Pastelinha escreveu:Desgin Gráfico, que era mesmo o que queria....

Tenho um amigo meu que tirou isso há uns anos, ainda era bacharelato, e agora trabalha na Imprensa nacional casa da moeda...

Isso tem múltiplas aplicações, ele no inicio de trabalho cegou a fazer outdoors, flyers, etc...

Exige multas aplicações multimédia: quase que precisas da suite da adebe por completo...
kriptonite
kriptonite
Doutorado 1001blogs

Mensagens : 1063
Data de inscrição : 03/12/2010
Localização : Fátima, Alcanena e Lisboa

http://dinheiro-na-net-clicando.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por Pastelinha Sáb 25 Jun 2011, 11:41 pm

trader escreveu:eu tenho design e nunca fiz uso disto, tens muita gente também a tirar

Eu tive a sorte de arranjar logo um estágio e ficar efectiva apartir de Setembro. Acho que não me posso queixar Wink
Pastelinha
Pastelinha
Mestre 1001blogs

Mensagens : 3277
Data de inscrição : 04/02/2009
Idade : 34
Localização : Corroios

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por kriptonite Dom 26 Jun 2011, 3:30 am

Pastelinha escreveu:
trader escreveu:eu tenho design e nunca fiz uso disto, tens muita gente também a tirar

Eu tive a sorte de arranjar logo um estágio e ficar efectiva apartir de Setembro. Acho que não me posso queixar Wink

Nada mesmo, olha que sorte... Parabéns!!
kriptonite
kriptonite
Doutorado 1001blogs

Mensagens : 1063
Data de inscrição : 03/12/2010
Localização : Fátima, Alcanena e Lisboa

http://dinheiro-na-net-clicando.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por trader Dom 26 Jun 2011, 11:20 pm

Pastelinha escreveu:
trader escreveu:eu tenho design e nunca fiz uso disto, tens muita gente também a tirar

Eu tive a sorte de arranjar logo um estágio e ficar efectiva apartir de Setembro. Acho que não me posso queixar Wink

sim tiveste sorte eheheh
trader
trader
Viciado 1001 Blogs

Mensagens : 694
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por Dana_bebek Seg 27 Jun 2011, 5:36 am

Não sou licenciada...
fiz o 12, e como não entrei na escola que queria seguir procurei trabalho, trabalhei sem contrato, sem prova alguma das inúmeras horas , falta de condições, abusos pelo patronato, violação grave de regras de segurança,de trabalho e muito mais, sem falar que isto dentro de um shooping, que deveria ter mais fiscalização sobre quem o ocupa, ao fim de 6 meses voltei ao desemprego, mais de 1 ano depois voltei a estudar, no entanto, apesar do curso ser apenas para quem já possui o 12º ano, as únicas habilitações que deram foram o 12º novamente, mais um ano no desemprego, novamente um trabalho em que só no próprio dia sabia se no dia seguinte ainda tinha trabalho, sem contrato, sem nada, quantas vezes mais de 8 horas diarias, pagamento de 2€ a hora, mesmo em feriado, sabado, etc,... ao fim de 3 meses falencia, e desemprego de novo, e como nunca assumiram qualquer contrato ou prova comigo, não posso assumir a experiencia que tenho, porque para ganhar um miserio dinheiro, tive que aceitar as más condições e eu propria não cumprir a lei? centro de emprego apenas chama para palestras, ofertas de emprego nem vêlas, e ainda nos dizem, que sabem que não recebemos qualquer tipo de ajuda, subsidio ou outro mas que temos que nos arranjar para comparecer ou ficamos fora da lista, recusam-me trabalho por ter qualificações a mais ou a menos, ou porque só querem pessoas com mais de 2, 5, anos de experiencias, ou propoem trabalhos em que só ganho se der a ganhar, caso contrario, gasto e nem recebo, trabalho para os proximos 3, ou 6 meses, onde provavelmnete depois virei embora na mesma situação em que estava.... digam-me agora, que futuro existe aqui?... 12 anos a fazer noitadas a esforçar-me para ser uma das melhores, a ter as melhores notas, para um bom emprego, confiavel, seguro, longo o suficiente para arriscar na vida e ter algo meu e só meu?.. digam-me onde... ??
é que torna-se demasiado exaustivo procurar um futuro neste país, em que empresas expandem, e em vez de darem oportunidades a outros, buscam empregados que já têm e deixam deficientes e sobrecarregados outros locais,mas apenas para aumentarem os seus lucros sem terem que gastar mais, dando ajuda a quem está a procura de uma segurança na vida??
Como posso eu assumir ter experiencia se ninguém dá ajuda para começar a ganhar essa mesma experiencia, e quando fecham os olhos as inúmeros estágios que se fez, porque para todos os efeitos estagio não conta para experiencia, mesmo quando se passa 8 horas a fazer o trabalho de quem é pago para o fazer, mas o deixa para estagiarios não remunerados, enquanto vão lá fora tomar um cafezinho ou fumar um cafezinho, e os outros que façam o trabalho e se não tiver feito, o que raio andamos nós a aprender sozinhos?!..
Como é que não se há-de procurar trabalho fora, e querer deixar para trás está miserável vida em que quem fica em casa a ganhar subsidios enquanto passa o dia no café, é que vive bem?!............


Torna-se demasiado revoltante!
Dana_bebek
Dana_bebek
VIP 1001blogs

Mensagens : 12076
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 36
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por trader Ter 28 Jun 2011, 12:38 am

Portugal é péssimo em alguns cursos, devido a estes não terem um estágio que capacite o estudante para que o mesmo passe a ser um profissional.

é claro que existem falhas e grandes nos centros de emprego e a quem eles recorre, mas os estágios falham e muitos só pensam nas isenções fiscais que a empresa terá o resto chapéu
trader
trader
Viciado 1001 Blogs

Mensagens : 694
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por kriptonite Ter 28 Jun 2011, 4:08 pm

O problema é a fiscalização, porque na teoria algumas ideias são boas, mas cá fora o povo trata logo de adapta-las em proveito próprio, e o exemplo Dana_bebek é bem elucidativo disso...

Eu em Lisboa conheço montes de pessoas assim algumas com mestrado... eu vou postar um tópico com um documentário que fizeram aos jovens licenciados no estrangeiro...
kriptonite
kriptonite
Doutorado 1001blogs

Mensagens : 1063
Data de inscrição : 03/12/2010
Localização : Fátima, Alcanena e Lisboa

http://dinheiro-na-net-clicando.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!! Empty Re: [NOTICIA] Portugal está a deixar cair a geração mais qualificada!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos