Como enriquecer o currículo?
+4
BrunoR
komodore
Pastelinha
Tanovsky
8 participantes
Fórum 1001Blogs - Amostras Gratis, Passatempos e Oportunidades! :: 1001 Músicas :: 1001 Conversas, músicas, imagens,videos!
Página 1 de 1
Como enriquecer o currículo?
Que opções existem para quem tem (ou espera ter) um curso superior, independentemente do grau, e quer enriquecer o seu currículo e por algum motivo o seu curso não tem saída ou não consegue encontrar emprego no mercado nacional?
Como podemos melhorar as nossas qualificações?
Creio que este tópico será útil para muita gente que se encontre nesta situação.
Creio que este tópico será útil para muita gente que se encontre nesta situação.
Tanovsky- Viciado 1001 Blogs
Re: Como enriquecer o currículo?
Hoje em dia, é uma questão de sorte.
Algumas pessoas já devem ter lido que, no meu caso, vou desistir do meu curso de Cinema, não pela saída profissional que (não) tem mas sim porque não gosto nadinha daquilo.
E, hoje em dia, isso do ter cursos, para mim, é uma questão muito relativa. Já por várias vezes me aconteceu ir à procura de trabalho na minha área e dizerem que eu, com uma Licenciatura incompleta, tinhas estudos a mais. E sabes porquê? Porque, se eles me metessem lá a mim, teriam de pagar-me mais do que se meterem alguém "só" com um 12º ano.
Melhorar as qualificações? Apostando, talvez, em pequenos cursos específicos relacionados com a nossa área. Mas lá está, quantos mais estudos e cursos tens, mais algumas empresas torcem o nariz porque terão de te pagar mais a ti do que a alguém com um 12º especializado na área em questão.
Algumas pessoas já devem ter lido que, no meu caso, vou desistir do meu curso de Cinema, não pela saída profissional que (não) tem mas sim porque não gosto nadinha daquilo.
E, hoje em dia, isso do ter cursos, para mim, é uma questão muito relativa. Já por várias vezes me aconteceu ir à procura de trabalho na minha área e dizerem que eu, com uma Licenciatura incompleta, tinhas estudos a mais. E sabes porquê? Porque, se eles me metessem lá a mim, teriam de pagar-me mais do que se meterem alguém "só" com um 12º ano.
Melhorar as qualificações? Apostando, talvez, em pequenos cursos específicos relacionados com a nossa área. Mas lá está, quantos mais estudos e cursos tens, mais algumas empresas torcem o nariz porque terão de te pagar mais a ti do que a alguém com um 12º especializado na área em questão.
Pastelinha- Mestre 1001blogs
Tanovsky escreveu:Que opções existem para quem tem (ou espera ter) um curso superior, independentemente do grau, e quer enriquecer o seu currículo e por algum motivo o seu curso não tem saída ou não consegue encontrar emprego no mercado nacional?
Como melhorar?
ESTUDEM!!!
komodore- VIP 1001blogs
komodore escreveu:Tanovsky escreveu:Que opções existem para quem tem (ou espera ter) um curso superior, independentemente do grau, e quer enriquecer o seu currículo e por algum motivo o seu curso não tem saída ou não consegue encontrar emprego no mercado nacional?
Como melhorar?
ESTUDEM!!!
Pois, também é um bocadinho por aí. Mas acaba por ser um pau-de-dois-bicos como disse em cima, Miguelito. Procurarem pessoas com 12º ano especializado é mais barato para eles do que porem lá um Licenciado...
Eu falo disto porque já me aconteceu mais que uma vez...
Os hipermercados da sonae sei que só aceitam pessoas com o 12º para trabalhar ao balcão. Quem se quer candidatar não pode dizer que tem um curso superior. Tem de dizer sempre que tem apenas o 12º para não ser rejeitado.
É vergonhoso num país como o nosso, dito desenvolvido, termos de mentir para trabalhar! Enfim.
komodore- VIP 1001blogs
Pastelinha escreveu:komodore escreveu:Tanovsky escreveu:Que opções existem para quem tem (ou espera ter) um curso superior, independentemente do grau, e quer enriquecer o seu currículo e por algum motivo o seu curso não tem saída ou não consegue encontrar emprego no mercado nacional?
Como melhorar?
ESTUDEM!!!
Pois, também é um bocadinho por aí. Mas acaba por ser um pau-de-dois-bicos como disse em cima, Miguelito. Procurarem pessoas com 12º ano especializado é mais barato para eles do que porem lá um Licenciado...
Eu falo disto porque já me aconteceu mais que uma vez...
Ena... Fico contente pelo vosso feedback!
Pastelinha: Na minha opinião,habilitações a mais não é um factor prejudicial, pelo contrário, penso que é uma mais valia...
O que é para ti um 12º ano especializado?
No entanto, creio que há outros aspectos a ter em conta, nomeadamente "mão de obra mais barata", mas não, necessariamente, mais qualificada (julgo eu)!
Na minha área, cada vez mais, a licenciatura não é garantia de empregabilidade... (Estudo eng. informática) Cada vez mais, temos que apostar numa pós-graduação (mestrado). Fico um pouco apreensiva, porque penso que há outras formas de valorizar o currículo. Na minha área, é muito comum o part-time de construção de páginas web, por exemplo.
Ainda assim, há formas duvidosas de conseguir trabalho, o tão conhecido factor C (de cunha), que me leva a frustar ainda mais... Porque uma pessoa farta-se de estudar, para depois um caramelo qualquer, com média medíocre, nos passar à frente...Enfim...
---
Como experiências enriquecedoras do currículo, acho muito interessante o voluntariado (em hospitais), aliado a cursos de enfermagem ou medicina...
---
Pastelinha: Porque vais desistir do teu curso? Queres falar sobre isso? Cinema deve ser tipo uauuuu xD
---
komodore: Queres estudar por mim? xD
BrunoR escreveu:Os hipermercados da sonae sei que só aceitam pessoas com o 12º para trabalhar ao balcão. Quem se quer candidatar não pode dizer que tem um curso superior. Tem de dizer sempre que tem apenas o 12º para não ser rejeitado.
Ya... Mesmo! Nem me tinha lembrado disso...
Tanovsky, é pena mas sim, habilitações a mais para um certo posto é factor de exclusão porque teriam de te pagar mais.
Um 12º ano especializado foi, por exemplo, o que eu fiz: fiz o meu secundária num curso de Design Gráfico numa escola artística especializada e não num secundário dito "comum". Não é bem igual mas é parecido com um curso técnico-profissional.
E em relação ao meu curso desisti porque não era, de todo, isto que eu queria. Fui meio ao engano. E, tirar um curso para ficar com ele guardado, não faz sentido
Mas deixa-me discordar contigo em alguns pontos:
- alguém que tenha uma média mais baixa, pode até ser melhor naquilo que faz do que alguém com canudo. Imagina: alguém como eu que faz o secundário num curso especializado e outra pessoa que tira o secundário num curso de artes comum. Quem achas que tem mais experiência? Ele ou eu? E, no entanto, eu posso ter uma média mais baixa. Mas na área das artes as médias (atenção, as médias importam, claro) mas, se tiveres um bom portfólio, é mais de meio caminho andado.
- pós-graduação não é o mesmo que mestrado, atenção: Pós-graduação é um curso de especialização que é feito após a graduação.
Mestrado também é posterior a graduação e tem a intenção de formar mestres especializados em ensinar, sobre tudo em cursor de graduação.
Um 12º ano especializado foi, por exemplo, o que eu fiz: fiz o meu secundária num curso de Design Gráfico numa escola artística especializada e não num secundário dito "comum". Não é bem igual mas é parecido com um curso técnico-profissional.
E em relação ao meu curso desisti porque não era, de todo, isto que eu queria. Fui meio ao engano. E, tirar um curso para ficar com ele guardado, não faz sentido
Mas deixa-me discordar contigo em alguns pontos:
- alguém que tenha uma média mais baixa, pode até ser melhor naquilo que faz do que alguém com canudo. Imagina: alguém como eu que faz o secundário num curso especializado e outra pessoa que tira o secundário num curso de artes comum. Quem achas que tem mais experiência? Ele ou eu? E, no entanto, eu posso ter uma média mais baixa. Mas na área das artes as médias (atenção, as médias importam, claro) mas, se tiveres um bom portfólio, é mais de meio caminho andado.
- pós-graduação não é o mesmo que mestrado, atenção: Pós-graduação é um curso de especialização que é feito após a graduação.
Mestrado também é posterior a graduação e tem a intenção de formar mestres especializados em ensinar, sobre tudo em cursor de graduação.
ora bem.. já tive locais que me disseram: só aceitamos pessoas que tenham até ao 9º ano... outras que pediam uma qualquer ( isso é que irrita) qualquer licenciatura, não importa o quê, mas tinha que ter mais que 12º, e outros, na cara disseram: ouah, trabalhou no el corte ingles.. ahh e tem mesmo formação como vitrinista,.. tem um excelente curriculo... ligamos até as 19h.... e N-A-D-A!!!
e também já apabnhei o ridiculo de lojas a pedir 10 anos de esperiencia na area, ora bem, se ninguém dar oportunidade pergunto-me eu como vou poder alegar experiencia, principalmente porque dos trabalhos todos que ja tive, so 1, sim !, foi tudo legal, porque a maioria quer se a gente trabalhe mas não ha cá contratos, nem descontos, nem sequer recibos verdes... uma vez mais N-A-D-A!!!
A meu ver, o melhor é dizeres a experiencia profissional, que é o que mais conta, e esperar por uma sorte!
e também já apabnhei o ridiculo de lojas a pedir 10 anos de esperiencia na area, ora bem, se ninguém dar oportunidade pergunto-me eu como vou poder alegar experiencia, principalmente porque dos trabalhos todos que ja tive, so 1, sim !, foi tudo legal, porque a maioria quer se a gente trabalhe mas não ha cá contratos, nem descontos, nem sequer recibos verdes... uma vez mais N-A-D-A!!!
A meu ver, o melhor é dizeres a experiencia profissional, que é o que mais conta, e esperar por uma sorte!
Dana_bebek- VIP 1001blogs
Dana_bebek escreveu:ora bem.. já tive locais que me disseram: só aceitamos pessoas que tenham até ao 9º ano... outras que pediam uma qualquer ( isso é que irrita) qualquer licenciatura, não importa o quê, mas tinha que ter mais que 12º, e outros, na cara disseram: ouah, trabalhou no el corte ingles.. ahh e tem mesmo formação como vitrinista,.. tem um excelente curriculo... ligamos até as 19h.... e N-A-D-A!!!
Yup... Acho que tens mesmo que alegar que tens experiência profissional, mesmo que não a tenhas! É o melhor lol
Tanovsky escreveu:Dana_bebek escreveu:ora bem.. já tive locais que me disseram: só aceitamos pessoas que tenham até ao 9º ano... outras que pediam uma qualquer ( isso é que irrita) qualquer licenciatura, não importa o quê, mas tinha que ter mais que 12º, e outros, na cara disseram: ouah, trabalhou no el corte ingles.. ahh e tem mesmo formação como vitrinista,.. tem um excelente curriculo... ligamos até as 19h.... e N-A-D-A!!!
Yup... Acho que tens mesmo que alegar que tens experiência profissional, mesmo que não a tenhas! É o melhor lol
Acho que uma coisa não pode ser dissociada da outra , preciso de pessoas que consigam aliar os conhecimentos teóricos a conhecimentos técnicos, eu estou em conclusão do Mestrado por isso mesmo, porque sei que na minha área de especialização existe procura e muita por profissionais altamente especializados.
O que custa é a 1 vez, por isso aconselho a que quem possa faça um estágio não remunerado, de preferência com possibilidade de uma carta de recomendação, foi o que fiz e sinto que poderão ter uma atenção especial...
Mas isto é como tudo, cada empresa é um caso diferente, e nesse sentido, não há propriamente formulas mágicas ou milagrosas, o fundamental é ser determinado, e mostrar onde pode ser uma mais valia para a empresa...
Abraço
kriptonite
kriptonite escreveu:Tanovsky escreveu:Dana_bebek escreveu:ora bem.. já tive locais que me disseram: só aceitamos pessoas que tenham até ao 9º ano... outras que pediam uma qualquer ( isso é que irrita) qualquer licenciatura, não importa o quê, mas tinha que ter mais que 12º, e outros, na cara disseram: ouah, trabalhou no el corte ingles.. ahh e tem mesmo formação como vitrinista,.. tem um excelente curriculo... ligamos até as 19h.... e N-A-D-A!!!
Acho que uma coisa não pode ser dissociada da outra , preciso de pessoas que consigam aliar os conhecimentos teóricos a conhecimentos técnicos, eu estou em conclusão do Mestrado por isso mesmo, porque sei que na minha área de especialização existe procura e muita por profissionais altamente especializados.
O que custa é a 1 vez, por isso aconselho a que quem possa faça um estágio não remunerado, de preferência com possibilidade de uma carta de recomendação, foi o que fiz e sinto que poderão ter uma atenção especial...
Mas isto é como tudo, cada empresa é um caso diferente, e nesse sentido, não há propriamente formulas mágicas ou milagrosas, o fundamental é ser determinado, e mostrar onde pode ser uma mais valia para a empresa...
Abraço
kriptonite
Mestrado de... ?
estagiar muda muita coisa, porque passas a ter experiência
estás a tirar algum curso?
coloca no CV aquilo que sabes fazer e tens formação, carta de condução, primeros socorros, TAT; TAS;TAE etccccc segurança, higiene no trabalhar etc, essas pequenas formações
estás a tirar algum curso?
coloca no CV aquilo que sabes fazer e tens formação, carta de condução, primeros socorros, TAT; TAS;TAE etccccc segurança, higiene no trabalhar etc, essas pequenas formações
trader- Viciado 1001 Blogs
eu estou desempregada à 4 meses, era operadora de caixa do Continente.
E ate hoje ainda não consegui arranjar trabalho. Já pensei " será que este currículo é feio?" eu tenho aquele Europass europeu.
Alguém conhece outro tipo de currículo mais actualizado?
Obrigada
E ate hoje ainda não consegui arranjar trabalho. Já pensei " será que este currículo é feio?" eu tenho aquele Europass europeu.
Alguém conhece outro tipo de currículo mais actualizado?
Obrigada
Flavia F.- Novato 1001 Blogs
esse é o mais usado, coloca tudo o que tenhas formação nada é demais
trader- Viciado 1001 Blogs
Fórum 1001Blogs - Amostras Gratis, Passatempos e Oportunidades! :: 1001 Músicas :: 1001 Conversas, músicas, imagens,videos!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos