CANCRO DO COLO DO ÚTERO: PREVENÇÃO É A MELHOR ARMA
Fórum 1001Blogs - Amostras Gratis, Passatempos e Oportunidades!
Olá Convidado, seja bem-vindo ao Fórum 1001Blogs,

Neste Fórum podes ganhar:
1) Amostras Grátis
2) Prémios ao participar em Passatempos Online
3) Dinheiro com várias Oportunidades partilhadas por vários membros.

Para teres acesso ao conteúdo tens que ter o registo completo. Só após validação no teu email, é que poderás fazer o Login! Inventa um Username original, caso contrário, poderás ter erro no registo.

Vê o video para facilitar o registo - https://www.youtube.com/watch?v=g4-p3a4pUGQ



Atenciosamente,

1001Blogs - Pedro Diogo Freitas

CANCRO DO COLO DO ÚTERO: PREVENÇÃO É A MELHOR ARMA

2 participantes

Ir para baixo

CANCRO DO COLO DO ÚTERO: PREVENÇÃO É A MELHOR ARMA Empty CANCRO DO COLO DO ÚTERO: PREVENÇÃO É A MELHOR ARMA

Mensagem por cRaZyzMaN Qua 21 Jan 2009, 4:18 pm

Uma semana para assinalar aquela que é uma das doenças que mata mais mulheres, em Portugal e no mundo inteiro. Até dia 24, sucedem-se as iniciativas para mostrar que a prevenção é a melhor aliada para evitar o cancro do colo do útero. Educação, rastreios e vacinação são as armas disponíveis. A Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou, esta semana, uma petição para criar o Dia Nacional de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero.

“Temos taxas de incidência e mortalidade que não podem continuar a existir. São quase o dobro das que se registam na vizinha Espanha”. É com esta constatação que Vitor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fala na necessidade de se apostar na prevenção.

“Temos que fazer chegar a informação a todo o país e fazer com que os rastreios sejam uma realidade para todas as mulheres. Quase 90% das pessoas contactam com o papilomavírus humano. E isso, por vezes, constrange as pessoas. Mas a prevenção é, de facto, a melhor forma de prevenir o desenvolvimento deste tipo de cancro”, diz ao Canal UP.

O cancro do colo do útero mata, a cada dia, uma mulher portuguesa. Anualmente, 400 mulheres perdem a vida, em consequência da doença, sendo que são detectados 950 novos casos por ano.

Os números assustam mas não devem ser motivo para ter medo. Fazer rastreios regulares e optar pela vacinação, quando recomendada pelo médico, são medidas a tomar.

“Penso que caminhamos no bom sentido, na medida em que muitas jovens já foram vacinadas e ainda muitas vão ser em breve”, revela Vitor Veloso, não deixando de criticar: “Pensamos que o Governo devia ter alargado o plano de vacinação a mais faixas etárias”.

Recorde-se que o plano de vacinação teve início a 27 de Outubro de 2008 e, até agora, foram vacinadas cerca de 70% das 55 mil jovens, que se previa terem recebido a vacina ate ao fim do ano que terminou.

Apesar da vacina ser uma “importante forma de prevenção”, não é suficiente para evitar a doença. “O rastreio é um complemento da vacina. E tem que ser feito. O exame Papanicolau (também conhecido como citologia) é essencial para o diagnóstico de situações irregulares”, explica Vitor Veloso.

Gala “Passa a Palavra”

Esta semana é uma jornada de luta contra o cancro do colo do útero. Sucedem-se as iniciativas que visam chamar a atenção das mulheres para a urgência de se prevenirem.

Esta quinta-feira, no Casino Estoril, a LPCC junta várias caras conhecidas do grande público, médicos e pacientes, numa gala que vai ser transmitida pela SIC.

Os testemunhos de mulheres que vencerem o cancro vão ser o ponto forte do evento, cujos lucros vão reverter a favor da criação de grupos de apoio à mulher com cancro do colo do útero e centros de rastreio contra o cancro do colo do útero da LPCC.

“Estes eventos, como outras campanhas que temos feito, são muito importantes porque dão mediatismo a esta causa e a informação chega às pessoas. E é isso que queremos: que as pessoas conheçam a doença, os riscos e a forma de a prevenir”, refere o presidente da LPCC.

Com o mesmo objectivo estão já planeadas várias acções de sensibilização, sobretudo voltadas para as camadas mais jovens da população. As escolas secundárias e algumas instituições de Ensino Superior serão palco deste tipo de iniciativa.

Petição para Dia Nacional de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero

Para chamar a atenção de políticos, entidades públicas e de toda a população, a LPCC decidiu lançar uma petição, cujo objectivo é a criação de um Dia Nacional de Prevenção Contra o Cancro do Colo do Útero.

“Precisamos de reunir as assinaturas, para que toda a gente perceba a importância de criar programas de prevenção, que cheguem a toda a gente, para que se combatam as elevadas taxas de mortalidade e incidência que este cancro continua a ter em Portugal”, diz Vitor Veloso.

São necessárias 5.000 assinaturas e quem estiver interessado em colaborar com esta causa, pode assinar a petição .http://www.peticaodiaccu.org/
cRaZyzMaN
cRaZyzMaN
VIP 1001blogs

Mensagens : 11323
Data de inscrição : 06/09/2008
Idade : 40
Localização : Madrid

Ir para o topo Ir para baixo

CANCRO DO COLO DO ÚTERO: PREVENÇÃO É A MELHOR ARMA Empty Re: CANCRO DO COLO DO ÚTERO: PREVENÇÃO É A MELHOR ARMA

Mensagem por Gasosa Qui 22 Jan 2009, 9:12 am

É uma causa nobre. cat
É de louvar haver um programa tão activo contra esta doença, com rastreio e até vacinação.
É incrivel ver uma vacina contra um cancro e temos de aproveitar esta dadiva da medicina.
Também acho que se devia alargar o programa a mais faixas etarias, mas se ainda nao ha recursos, concordo que se comece debaixo, pelas jovens que ainda são virgens (2 ou 3 naquelas 55 mil) e nas outras também jovem e que começaram agora a sua vida sexual.
Meninas, vamos ao ginecologista o quanto antes, com estas coisas nao se brinca.
Eu já estou a planear o dia para marcar a minha consulta, e tu?
Vais ficar ai sentada a pensar que só acontece às outras???

Crazyz, parabens por este post, é muito agradável ver um homem preocupado com estas coisas cheers
Gasosa
Gasosa
VIP 1001blogs

Mensagens : 10595
Data de inscrição : 14/09/2008
Idade : 39
Localização : Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos